sexta-feira, 29 de maio de 2009

Equipes se inscrevem para a temporada 2010.

A Associação dos Times da Fórmula 1 (Fota) anunciou, nesta sexta-feira, que todas as equipes integrantes da entidade enviaram os documentos necessários para inscrição na temporada 2010 da categoria.

Porém, a associação pede que um novo Pacto da Concórdia (acordo entre as equipes que competem na Fórmula 1, FIA e FOM que estabelece regras a serem seguidas na categoria e divisão dos lucros, verbas e gastos) seja assinado até o dia 12 de junho, quando as escuderias que disputarão o mundial de 2010 serão anunciadas pela entidade máxima do automobilismo mundial. Além disso, a Fota estabelece que o regulamento do ano que vem deve seguir os padrões do atual e impõem que todas as equipes que integram a associação sejam aceitas.


Será que agora a Fota e a FIA chegaram a um acordo ou continuarão com a guerra política ? É esperar até o dia 12 de junho (dia do anúncio das equipes da próxima temporada) para saber a resposta.


Este foi o comunicado da Fota:


“Todas as equipes filiadas à Fota apresentaram hoje (sexta-feira) suas inscrições para o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA de 2010. A Fota confirma o compromisso a longo prazo de todos os seus membros de se envolverem com o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA e decidiu por unanimidade em adotar novas e importantes ações para reduzir substancialmente os custos dos competidores do Campeonato ao longo dos próximos três anos, criando um mecanismo que permita preservar a concorrência tecnológica, o desafio desportivo e, ao mesmo tempo, facilitar a entrada de novas equipes na Fórmula 1.

Estas medidas estão alinhadas com o que já foi decidido internamente na Fota em 2009, alcançando importante economia (no desenvolvimento) de motores e caixas de câmbio. Todas as equipes da Fota entraram no campeonato de 2010 com as bases de que:

1) O Pacto da Concórdia será assinado por todas as partes (escuderias, FIA e FOM) antes de 12 de Junho de 2009, após o qual todos os times da Fota se comprometerão a competir na Fórmula 1 até 2012. A renovação do Pacto da Concórdia vai proporcionar segurança para o futuro da categoria, tornando formalmente obrigatório que todas as partes assegurem a estabilidade (da categoria) através de uma boa administração.

2) As bases do regulamento de 2010 serão as mesmas do regulamento de 2009, alterado de acordo com as propostas enviadas à FIA pela Fota. A entrada de todas as equipas da Fota no Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA foram apresentados hoje no entendimento de que:

(a) Todas as equipes da Fota serão autorizados a participar da temporada 2010 da Fórmula 1, sob um único regulamento.
(b) e que todos os times integrantes da Fota serão aceitos.

Todas as equipes da Fota aguardam com otimismo para colaborar de forma pró ativa e produtiva com a FIA, com vista a estabelecer uma base sólida sobre a qual o futuro de uma Fórmula 1 saudável e bem sucedida poça ser construído, proporcionando estabilidade duradoura e de boa administração.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário